terça-feira, 21 de julho de 2020

Base Revlon Colorstay Oily Skin


Só leio resenhas positivas sobre esta base, então creio que deva acrescentar minha opinião para melhorar a diversidade de pontos de vista no universo. Não gostei. Na verdade, demorei dois frascos para chegar à essa conclusão — e para perceber que a cor que estava usando estava errada. Comprei a cor 180 - Sand Beige. Sou branquinha de subtom amarelado (nc15) e a 180 ficou um pouco mais escura e acinzentada, mas só descobri quando fiz uma cobertura maior e mais grossa. Antes disso, não tinha notado, porque só uso poucas gotinhas. Mas meu problema com ela nem é tanto a cor, é a textura e o resultado final.


Vale explicar que o resultado final na sua pele e sua opinião a respeito vão depender do que você espera do produto. E também das características originais da sua pele. Eu não gosto de base reboco. Gosto de efeito natural, sem cara de tinta, sem acumular nos poros ou nas linhas. Minha pele é bem oleosa, tem algumas poucas telangiectasias (vasinhos) próximas às narinas e é o que se chama de "pele translúcida", característica da síndrome de Ehlers-Danlos, que é um defeito na síntese do colágeno. Isso significa que a pele é meio "transparente", dando para ver diferença de tonalidade causada por veias e pseudo-manchas que não existem de verdade. Também tenho pintinhas que não me incomodam, poros visíveis, pontos pretos que nasceram comigo, linhas na testa que surgiram aos 13 anos, quando tive uma insolação violenta. A pele é super sensível ao sol, irrita com facilidade, tenho algo que se parece com rosácea (síndrome de ativação dos mastócitos) e faz avermelhar o centro do rosto em alguns casos. E nasci com olheiras que pioram ou melhoram de acordo com o dia. Inchadinhas ou marrons em dias de má circulação sanguínea. Alguns pelos escuros também podem existir em locais variados do meu rosto. 


Mas apesar disso tudo eu até sou bonitinha hahaha.


Bem, mesmo com todos esses "problemas" eu nunca gostei de alta cobertura. Quanto mais natural, melhor. Meu objetivo é ter só uma camadinha de cor, que aproxime minha pele à das pessoas normais, meio que uniformizando o tom desigual causado pelo colágeno ruim. 


Algumas das experiências passadas com bases


A melhor base que já usei na vida foi descontinuada há anos. Era a base mousse da linha Beyond Color, da Avon, cor Almond #SaudadesEternas. Passei anos importando via Ebay depois que ela foi descontinuada no Brasil, até que não deu mais para encontrar nem lá fora. Ela me dava a cobertura natural que eu queria, a cor era perfeita e tanto não parecia que eu estava de base, que minha pele terrível foi elogiada por um maquiador profissional em uma gravação de comercial na minha época de modelo (uns 15 anos e 10 quilos atrás). Ele não percebeu que eu estava de base! Nunca mais encontrei nada parecido, nem quando a Avon lançou a base Mousse da linha Mark (que também foi descontinuada #IHateAvon). Já testei a base mousse Dream Mousse Matte, da Maybelline, achei terrível. Marcava nas linhas, deixava uma sensação de ter passado terra na cara, uma aparência esquisita de quem estava com base ruim. A textura não era tão sequinha quanto a da Avon e errei feio na cor, fiquei alaranjada.


Também testei recentemente a base mousse da Essence, em duas cores (01 e 04), uma ficou mais escura e a outra ficou mais clara do que a minha pele (a 01 é mais escura que a 04). A textura era melhor que a Dream Matte, mas muito pior que a da Avon. Não durava muito, transferia horrores (a da Beyond Color não transferia nada...) e marcava as imperfeições. Acumula nas linhas e abre nas áreas mais oleosas.


Também já usei a Toleriane Teint, da La Roche Posay, e a Normaderm Teint, da Vichy. Achei ambas secas demais, não deram o acabamento natural que eu queria, mas eram decentes. Inventei de testar a Dermablend da Vichy, mas virei o Gasparzinho, além de ela ser rosada e estourar no flash, mas isso é assunto para outro post. Enfim, eu estava bem desiludida com bases quando comecei a usar a Colorstay.


Experiência com a Colorstay


No começo, parecia que tinha dado certo. A base cobriu bem, me deu a tal camadinha extra que eu queria, e não tinha aquela cara de reboco. Mas como não selava com pó, ela ficava meio gosmentinha, parecia que não secava, e transferia bastante, o que começou a me incomodar depois de um tempo. No início eu não dava bola, acho que estava meio traumatizada com as bases secas demais e via na gosmentice um ponto positivo. Mas algo parecia estranho nessa base, eu achava que ela era meio pálida demais. Até que, como já disse, passei uma camada mais violenta (como as pessoas normais do youtube costumam usar) e descobri que o tom 180 não correspondia ao da minha pele. E não, ela não seca nunca. E acumula nas linhas depois de algum tempo. Selar com pó apenas aumenta o efeito "oi, tô de base" que eu não gosto de ressaltar. E achei que não segura a oleosidade. 


Mas só eu acho isso no mundo.


Parece que todo mundo se dá bem com essa base e acha ela linda. Ela realmente dá uma aparência bacana em fotos e vídeos, mas na vida real não consigo me sentir confortável com uma gosminha transferenta na cara, sorry. Continuo usando enquanto não chega a próxima base, mas já percebi que o que quero mesmo é uma base de cobertura mais leve, natural e hidratante, porque quando você passa dos 35, o melhor é não ficar insistindo em bases de acabamento Matte, por mais oleosa que seja a sua pele. A Colorstay não ficou Matte na minha pele (apesar de ser para pele oleosa), mas também não deu esse "glow" de pele hidratada. Parece que passei uma tinta brilhosa por cima, a menos que eu passe uma camada tão fina com os dedos que fique quase imperceptível. 


Vamos esperar a próxima aquisição, a Stay All Day, da Essence. Comprei a cor 10 e espero que dê o resultado que busco. Como já disse, eu não gosto do efeito reboco, quero algo natural. Não sou mais modelo, não trabalho com maquiagem, não sou blogueira de moda (sou blogueira de texto) e sou uma pessoa normal que anda na rua em dia de sol e não quer coisas grudentas na cara carimbando tudo em que encosto. Depois digo o que achei.






PS. Vou tirar foto com a base assim que puder, mas quis já deixar minha opinião, independentemente de imagem.

 

Nenhum comentário: