sábado, 19 de novembro de 2011

A polêmica do Tofu Cream defumado

A Paula, da Ecobras, deixou um comentário ofendido no post do Tofu Cream Defumado (clique aqui para ler o post). Respondi na caixa de comentários, mas preciso fazer este update: Após demonstrar sua desaprovação por eu ter feito uma resenha que maltratava seus produtos (!!), ela diz " gostaria de lhe informar que o dito aroma de manteiga não contém na sua composição lactose mesmo porque se o contivesse estaríamos enganando nossos clientes"  Please, leiam o post e me digam onde eu escrevi que o aroma de manteiga tem lactose (??). Disse - e repito - que o Tofu Cream Original (não o defumado, o Original) tem aroma natural de manteiga, logo, não é vegan. Em nenhum momento do texto eu disse que ele tem lactose, mas sim que tem algo de origem animal (se o aroma é natural, só pode ser de origem animal, certo? Ou não é vegan, ou não é "aroma natural de manteiga"). Isso não foi uma crítica à empresa, foi um aviso aos meus leitores. Eu não sou vegana, mas sei que os veganos existem e que merecem meu aviso. Detesto, por exemplo, comprar uma lasanha vegetariana e depois descobrir que tem "aroma natural de bacon". Eles certamente não ficariam felizes em comprar um patê de tofu e encontrar aroma NATURAL de manteiga.

Outra coisa, fiz a resenha justamente porque achei o tofu cream defumado muito condimentado e ele foi agressivo para a minha mucosa, queimou meu céu da boca, que demorou DIAS para voltar ao normal e eu não encontrei uma resenha que dissesse isso. Quis deixar meu alerta para aquelas pessoas que, como eu, têm paladar sensível e não podem com nada muito condimentado, chilli, pimenta e afins (eu não posso nem com alho). Não é possível que eu seja a única criatura na face da Terra a ter esse tipo de problema, não é mesmo? E também para mostrar minha indignação com a mania que muitas empresas têm de achar que comida vegetariana é sem graça e entupir de condimentos. A Ecobras, pelo visto, prefere ignorar minha experiência negativa e, infantilmente, dizer "estamos há vinte anos no mercado, temos muitos elogios e poucas críticas" e mostrar-me a língua, sem nem sequer ler atentamente o texto (é a única explicação para não ter entendido meu comentário sobre o "aroma natural de manteiga"). 

Este blog foi feito para dar opinião sincera sobre aquilo que eu testo. Desculpe, não vou elogiar o que não foi bom para mim só para não ofender uma empresa. Serei sincera, sempre, é esse o meu compromisso com meus leitores. Me rasgo de elogios se o produto me conquistar (como as pizzas do post anterior), mas sempre deixo bem claro que é minha opinião, e nada garante que a sua opinião será a mesma. No caso da Ecobras, para melhorar, eu ainda coloquei um link para uma resenha positiva! Mais democrática que isso, me desculpe, é impossível. Se as empresas que lerem alguma resenha negativa aqui forem inteligentes, levarão em consideração como opinião de um consumidor, e não tentarão se defender como se eu fosse uma cruel torturadora de empresas inocentes.

Admiro a atitude da Paula, de vir aqui defender sua empresa, realmente vestiu a camisa. No entanto, não faz sentido defender quem não foi atacado. Não fiz uma resenha para atacar a Ecobras, mas para dar um alerta a outros consumidores, como eu. A empresa não pode encarar o consumidor como inimigo, mesmo quando ele tem uma opinião contrária (ou foi agredido pelo produto!!!), a obrigação do fabricante deveria ser tentar reconquistar esse tipo de consumidor, o que teria sido feito se a Paula, por exemplo, tivesse colocado um comentário preocupado com minha saúde (hello, o troço queimou minha boca, eu fui boazinha e só escrevi um post a respeito) e garantindo que a empresa faria um sabor menos picante para agradar aos paladares mais sensíveis. Ou pedindo o produto para análise...em outubro ele já tinha ido para o lixo, of course, mas pelo menos pareceria que levaram em consideração minha opinião, acreditaram em mim e tinham a intenção de investigar o problema....eu ficaria positivamente impressionada e meus leitores também. Caso contrário, é melhor nem responder (e não queimar o filme).

Respeito ao consumidor é se colocar no lugar dele, querer conquistá-lo, valorizar sua opinião. Tive um problema de atraso na entrega de um produto no petsupermarket, entrei em contato com eles, estava muito brava. O próprio diretor me respondeu, foi super solícito, me explicou o que havia acontecido (o fornecedor atrasou a entrega de um dos produtos, que era importado), se esforçou para me entregar parte do pedido antes do feriado, com frota própria, e o restante foi entregue assim que chegou ao estoque. Ele sempre respondia rápido aos emails e até me telefonou. O erro foi deles, não meu, mas ele conseguiu estabelecer um relacionamento de confiança, e ficou em minha mente o bom atendimento que recebi e todas as compras que fiz anteriormente no site e que não tiveram problemas. Se tivesse me tratado mal, provavelmente eu esqueceria todas as outras compras e ficaria com a experiência negativa gravada de forma indelével.

Vou acabar ministrando palestras (ou dando consultoria) sobre atendimento ao cliente, respeito ao consumidor e pós-venda.

PS: Eu sou escritora. Se o modo de eu descrever minhas sensações a respeito de um produto é...digamos...um tanto quanto dramático, é porque eu quero que meus leitores tenham a exata noção do que eu sinto. Talvez isso tenha horrorizado e ofendido a Paula, que não deve estar habituada a resenhas tão...literárias. Não foi minha intenção ofender.

PS2: Meu alerta contra o Tofu Cream Defumado da Ecobras é também importante para quem passa mal com produtos condimentados (queimar a boca de gente sensível é o de menos). Portadores de Doença Inflamatória Intestinal, como Doença de Crohn, por exemplo, costumam ter intolerância a lactose, procuram produtos sem leite e derivados e seriam facilmente seduzidos por um Tofu Cream Defumado. No entanto, um produto condimentado como esse pode iniciar uma crise violenta em quem tem DII. Se o Tofu Cream Defumado não faz nem cócegas nas mucosas da maioria da população, mas é capaz de agredir a minha, certamente tem grande potencial de provocar uma crise em quem tem algum problema sério. Por isso eu não me arrependo de ser a única pessoa em toda a web a alertá-los a respeito.

.PS3: Conseguimos esclarecer a dúvida sobre se o Tofu Cream Original é ou não um produto vegano. Tive uma longa conversa por e-mail com a Paula, proprietária da empresa, e ela esclareceu que ele não contém lactose, mas que "O aroma natural de manteiga é proveniente da fumaça que sai da fervura da manteiga" . Logo, como eu havia imaginado, no processo de fabricação do aroma natural (é realmente natural) de manteiga, há a utilização da manteiga. Que os veganos decidam se isso é ou não vegano. Já o sabor "defumado" não contém absolutamente nada de origem animal. 
.
.

8 comentários:

Amigas disse...

Oi flor to seguindo aqui, pode voltar lá no blog pois já esta lá o formulário.

Desculpa o transtorno.

Beijos

borboletandotendencias.blogspot.com

Anônimo disse...

Vanessa, pela legislação brasileira, você tem o DIREITO de escrever o que bem entender sobre sua OPINIÃO de qualquer produto, afinal, para isso somos consumidores, temos blog e opinião formada em um pais democrático de direito. Esse post, se for da empresa mesmo ECOBRAS, é um absurdo pois as empresas estão cada vez sendo mais bombardeadas em sites como reclameaqui, e a resposta deve ser com ENORME EDUCAÇÃO, com cliente e qualquer outra pessoa.
Se eu provar um produto e achá-lo horrível, tenho direito de escrever em meu blog, falar com amigos, facebook, é a minha OPINIÃO, meu paladar.
Que é isso minha gente, essa sra. Paula, está boiando na lei.

Vanessa Lampert disse...

Esclarecendo: Paula me explicou via email que o aroma natural de manteiga é feito com fumaça de manteiga, logo, produto de origem ANIMAL. Então, o Tofu Cream Original NÃO PODE SER CONSIDERADO VEGAN. E meu alerta quanto a isso permanece.

Anônimo disse...

Só queria entender. Leite oriundo de animais domésticos como vacas e cabras matéria prima para queijos, manteiga e outros derivados causam sofrimento ao animal ao ponto de alguns vegetarianos sigmados de Veganos repudiam estes alimentos?

Sou vegetariano mas só não me alimento de seres vivos que sofram ou resistam a morte e tenham sangue na sua constituição física.

Vanessa Lampert disse...

Oi, Anônimo, segundo eles, causam, sim. Não a retirada do leite, em si, mas a forma que é feita a criação e preparação de vacas leiteiras. Elas são exploradas à exaustão, recebem hormônios, são estressadas, confinadas e afastadas de seus filhotes (isso quando os têm, geralmente a produção de leite é estimulada por hormônios, não por gravidez, e elas morrem de exaustão). A produção familiar, como era feita até pouco tempo, com vacas soltas e lactação após prenhez natural, sem tirar o bezerro, é muito rara, e hoje em dia é considerada "orgânica". Já a produção industrial, envolve muito sofrimento.

Eu não sei até que ponto no Brasil é assim, mas nos países desenvolvidos, a regra é o sofrimento, e a indústria brasileira segue sempre o modelo americano. O documentário Earthlings trata a respeito disso, também. Tem muitos veganos que são contra qualquer tipo de exploração animal. Veganos mesmo não comem nem mel, já que as abelhas preparam o mel para elas e em apiários são forçadas a trabalhar para os seres humanos, contra sua vontade.

Eu parei de comer carne depois de assistir ao Earthlings, mas ele não me deu a mesma segurança para largar os derivados porque eu ainda acredito que no Brasil as coisas sejam um pouco diferentes. Só depois que descobri que a razão da minha rinite, sinusite e bolinhas na pele era a proteína do leite é que tive que abandonar totalmente os laticínios. Eles realmente não fazem bem ao nosso organismo. Alguma hora o corpo cobra o preço. Já a questão ética, vai da consciência de cada um.

Eu gostaria de convencer as pessoas a optarem por uma criação orgânica, fazendas familiares, abate com o mínimo de estresse e sofrimento e um consumo cada vez menor de carne e derivados. Aos poucos, a situação iria melhorando e as pessoas se conscientizariam.

Abraços!

Fer disse...

Infelizmente, no Brasil, não sei o que é pior, o leite ous os ovos. Para produzir ovos, as galinhas são confinadas em gaiolas tão pequenas que não podem nem bater as asas, em condições tão estressantes que eles têm que cortar os bicos delas para não se matarem. E isso é a regra aqui no Brasil, moro no interior e ovo de galinha caipira (criadas soltas) é uma raridade. Foi por conhecer a crueldade por trás dos ovos que parei de comer carne. Quanto ao leite, a quantidade enorme de hormônios levam as vacas à exaustão, tanto que vivem apenas 6 anos, ao invés de 12 anos, ordenhadeira é super comum no interior, e no final elas vão para o abate. Por isso, tomar leite e derivados, no fim causa mais sofrimento do que a carne em si. Depois de anos de dermatologistas, de antialérgicos e injeções de corticoides, descobri que a causa da minha rinite, sinusite e bolinhas na pele (principalmente no rosto) era por causa da proteína do leite. Mas infelizmente, os dermatologistas não parecem muito atentos à isso e não pedem esses exames.

Fernanda Madeira disse...

Bom dia, Vanessa,
Como sou vegana, e como sei que grande parte dos consumidores de tofu são veganos, fiquei curiosa com tal comentário ofendido. No entanto, realmente entendo o lado da empresa, e não achei que ela estivesse sendo grosseira e até tentou esclarecer um equívoco que você repetiu nesse post. O tofu com aroma de manteiga é vegano, pois não contém nenhum ingrediente de origem animal, conforme a própria Paula informou "Não sei se você recebeu, mas lhe enviei um documento da empresa que nos fornece o aroma atestando que o aroma em questão não contém nenhum produto de origem animal". Um produto pode conter aroma idêntico ao natural sem conter ingredientes de origem animal. Também não achei que a mesma foi agressiva, e pelos seus comentários após, parecia que você não havia se ofendido, mas o referido post mostra o contrário. Por isso, achei injusto continuar divulgando que tal produto não é vegano, e ainda bem que fui atrás da informação, mas outros poderão ler e achar que não é um produto vegan. Felizmente, há empresas veganas (ao contrário da L'oreal que continua fazendo testes em animais) que posso consumir com a consciência tranquila de que não estou causando um mal. Por esse motivo, se divulgassem, p.ex., que a Phythoervas testasse em animais ou utilizasse ingredientes de origem animal, muitos deixariam de consumir seus produtos, embora alguns iriam atrás da verdade. Embora não tenha nada a ver com a empresa, entendo a preocupação com o que divulgam na internet.

Vanessa Lampert disse...

Fernanda, infelizmente o produto não é vegano, pois, segundo a Paula, há utilização de manteiga no processo de fabricação do "aroma natural de manteiga". Segundo ela: "l.O aroma natural de manteiga é proveniente da fumaça que sai da fervura da manteiga "

Logo, houve a utilização de manteiga (e por isso o aroma é natural) e a exploração das vacas leiteiras. Assim, não pode ser considerado vegano. No entanto, o Tofu Cream defumado é, sim, vegano.

Abraços.