domingo, 8 de maio de 2011

Tofu Cream Defumado, da Ecobras



Após descobrir que a proteína do leite (presente também em seus derivados) é a responsável por minhas constantes crises de rinossinusite (nariz trancado é uma de minhas definições de tortura. Acordo sufocada, não consigo dormir, apavorada com a possibilidade de infeccionar os seios da face), eliminei tais alimentos de minha já restrita dieta, só como quando absolutamente necessário...e nem sei por quanto tempo mais farei isso.

Em busca de alternativas salgadas para passar em minhas torradas da Bauducco, encontrei no Walmart da James Holland (Barra Funda) esse "cream cheese" de soja, o "Tofu Cream"...tinha o tradicional, que entre os ingredientes listava "aroma natural de manteiga", e o Tofu Cream Defumado. "Eu gosto de coisas defumadas - pensei - deve ser bom".

Porém, o tal tofu cream defumado , da Ecobras, é muuito condimentado. Povo acha que troço vegan é sem graça e taca  quilos de alho, cebola  e chilli. Impossível sentir gosto de outra coisa.  Nem sei se tem tofu mesmo, parece patê de  alho defumado com chilli. Argh.Eu fico indignada com isso, porque tenho um paladar super apurado e sensível, sou acostumada a comer comida com pouco ou nenhum sal...e sinto o gosto da comida! Eu perdi o hábito de comer coisas com muito sal ou doces demais, e gosto de sabores suaves e delicados. Sem brincadeira, o Tofu Cream Defumado deixou meu céu da boca tão queimado que neste momento ele parece mais um inferno da boca. Socorro.

O pior é que estou sozinha e tenho que comer todos os 200 gramas do troço (que custou pouco mais de dérreal) até amanhã, pois estou sem geladeira que mantenha a temperatura adequada para a conservação do creme. O mais engraçado foi ler uma resenha de uma moça que diz: " tem bastante gosto de soja. Mas o defumado e os temperos ajudam a melhorar o sabor. O mais gostoso e interessante é a pimenta chilli aparecendo apenas no final."  Hein???? Tem certeza que comeu a mesma coisa que eu? Manda teu lote para cá, colega! Para mim, o troço não tem gosto NENHUM de soja, e os temperos assassinos só estragam o sabor (sinto como se tivesse comido um palito de fósforo aceso)...e a pimenta chilli no final??? NO FINAL???? Ela é o primeiro monstro que salta....o paladar se abre com um discreto gostinho defumado...e o Chilli aparece, gritando, com uma faca na mão, como um psicopata das sombras em filmes B de terror.

Fica a impressão de que o creme tinha um potencial que não foi bem aproveitado...erraram a mão - e erraram feio. Felizmente Jesus me curou da gastrite que era ativada pelo alho (valeu, Jesus!), ou eu teria morrido hoje ao ingerir o Tofu Cream Defumado odiador de mucosas bucais. Mas enquanto ele não me cura da alergia a lactoalbumina, acho que vou ficar com o patê de grão-de-bico (Homus...não humus, please, que sou vegetariana e não como minhoquinhas) ou o tahine, mesmo. Pena que não vende Homus no Walmart. Comi um em um quiosque na Lagoa Rodrigo de Freitas com minha amiga Fernanda França em 2004 (bem que ela  poderia lembrar em qual quiosque foi)...puxa, que coisa mais perfeita! Leve, sabor na medida certa...que saudade daquele patezinho amigo.

Sei que a Ecobras é tofumaníaca e só faz coisas de tofu orgânico, mas se um dia resolverem fazer um potinho de Homus, please, deixem o Chilli e a plantação de alho em paz.


PS: Gosto é realmente algo individual...para quem quiser ler a resenha positiva, feita por uma vegan-person (roubei a foto do post dela, pois eu não tenho máquina fotográfica aqui em SP...não tenho nem lugar para morar aqui em SP, quanto mais câmera fotográfica!): Clique aqui para ler, mas só depois de ver a minha.

PS2: O Tofu Cream Original NÃO É  VEGAN, ok? Vi um troço não-vegan nele.. "aroma natural de manteiga"...se for natural, mesmo, desveganiza o produto, né não? Já o defumado, não tem nada de origem animal na lista de ingredientes.
---

UPDATE: Leiam A Polêmica do Tofu Cream Defumado

.

.

17 comentários:

Anônimo disse...

Adoro tofu cream defumado!! Estranho para quem gosta de produtos defumados achar este de sabor demasiado forte!?!?!?
Ok, gosto é gosto, mas, diante de declaração tão depreciativa, deixo dito que na minha mesa Tofu cream é sucesso e saúde!! Abraço, Thiana.

Paula Savino disse...

Prezada Vanessa
Sou Paula Savino da empresa Ecobras.
Estava fazendo pesquisas na internet quando encontrei o seu blog e resolvi entrar e ler os seus comentários a respeito de nossos produtos e fiquei bastante surpresa com a maneira que você tratou nossos produtos publicamente.
Somos uma empresa comprometida com a qualidade dos produtos que produzimos e sempre fazemos uma ampla pesquisa de qualidade e sabor antes de lançar nossos produtos no mercado.
Compreendemos que nem sempre conseguimos agradar a todos os nossos clientes, mas ainda assim estamos sempre abertos para críticas construtivas que fortalecem e enriquecem o nosso trabalho.
Aproveitando gostaria de lhe informar que o dito aroma de manteiga não contém na sua composição lactose mesmo porque se o contivesse estaríamos enganando nossos clientes e este não é o nosso perfil e política, somos uma empresa apreciada principalmente pelo respeito e confiança além da qualidade de nossos alimentos.
Lançamos também uma pasta Homus que tem sido apreciada e muito pela maioria de nossos clientes que sempre elogiam o produto.
Estamos no mercado há mais de 20 anos e durante todo este tempo já recebemos diversos tipos de cartas com sugestões, elogios e até algumas poucas reclamações, mas nunca me deparei com um comentário tão depreciativo.
A Ecobras que já está no mercado há mais de 20 anos e que já recebeu inúmeros prêmios pela qualidade de seus produtos.
Atenciosamente
Paula Savino

Vanessa Lampert disse...

Paula, a resenha não é depreciativa, não leve para o lado pessoal, eu simplesmente achei o produto condimentado demais, foi muito forte e realmente queimou minha boca, demorou bastante tempo para voltar ao normal, mas é porque estou habituada a comer coisas mais suaves. Fui sincera, só isso. Eu realmente gostaria que tivesse sido diferente e gostaria que a empresa, já que está sabendo, levasse em consideração a minha opinião tanto quanto leva em consideração opiniões positivas (ou seja, pelamordedeus, não entupam essas coisas de condimentos fortes, ou poupem disso ao menos um sabor).

Algumas pessoas, como a Thiana, que deixou comentário aqui, e a moça cujo texto linquei (até para deixar a resenha justa para quem procurar) gostam dos produtos de vocês, mas outras, como eu, simplesmente não gostaram. Eu tenho paladar muito sensível e achei o tofu cream muito condimentado. Em vez de se ofender, por favor, façam um sabor sem esses condimentos.

Por fim, se o aroma de manteiga é NATURAL, então tem algo de origem animal. Leia bem, não disse que contém lactose, mas que contém ingrediente de origem animal, e assim sendo, não é vegan. Se o aroma de manteiga for realmente natural, o produto não pode ser considerado vegano.

Espero que a pasta Homus da Ecobras seja melhor avaliada, vou testar quando encontrar.

Abraços,

Vanessa.

Vanessa Lampert disse...

Thiana, valeu pela sua opinião! O produto realmente foi bastante agressivo para minha mucosa. Eu AMO produtos defumados, mas o gosto desse tofu cream não é só de defumado, ele é super condimentado e você não deve ter percebido isso provavelmente por ser mais habituada do que eu a condimentos.

Minha opinião é válida principalmente para quem não se dá bem com condimentos fortes, mas acho importantíssimo que você tenha registrado sua opinião.

Obrigada!

Anônimo disse...

Vanessa, pela legislação brasileira, você tem o DIREITO de escrever o que bem entender sobre sua OPINIÃO de qualquer produto, afinal, para isso somos consumidores, temos blog e opinião formada em um pais democrático de direito. Esse post, se for da empresa mesmo ECOBRAS, é um absurdo pois as empresas estão cada vez sendo mais bombardeadas em sites como reclameaqui, e a resposta deve ser com ENORME EDUCAÇÃO, com cliente e qualquer outra pessoa.
Se eu provar um produto e achá-lo horrível, tenho direito de escrever em meu blog, falar com amigos, facebook, é a minha OPINIÃO, meu paladar.
Que é isso minha gente, essa sra. Paula, está boiando na lei.

Anônimo disse...

Prezada Vanessa
Quando me referi ao seu comentário não estava me referindo a sua opinião com relação ao sabor do produto ou conteúdo de seus ingredientes, pois gostar ou não de um produto é um direito de qualquer consumidor.
O que não me agradou como dona da empresa, foi a forma como a critica foi colocada chamando o produto de troço e outros comentários que considerei depreciativos:
Palavras de Vanessa:
“o troço não tem gosto NENHUM de soja, e os temperos assassinos só estragam o sabor (sinto como se tivesse comido um palito de fósforo aceso)...e a pimenta chilli no final??? NO FINAL???? Ela é o primeiro monstro que salta....o paladar se abre com um discreto gostinho defumado...e o Chilli aparece, gritando, com uma faca na mão, como um psicopata das sombras em filmes B de terror.”
“ou eu teria morrido hoje ao ingerir o Tofu Cream Defumado odiador de mucosas bucais.”etc...
E também o fato de você ter enfatizado que o aroma de manteiga desveganizava o produto sem saber a procedência do mesmo levantando a suspeita de que poderíamos estar enganando nossos clientes.
Palavras de Vanessa:
“O Tofu Cream Original NÃO É VEGAN, ok? Vi um troço não-vegan nele.. "aroma natural de manteiga"...se for natural, mesmo, desveganiza o produto, né não?”
Não sei se você recebeu, mas lhe enviei um documento da empresa que nos fornece o aroma atestando que o aroma em questão não contém nenhum produto de origem animal. Este documento está a disposição de qualquer cliente que tenha a mesma duvida.
Recebi também um e-mail de uma pessoa que disse que eu agredi moralmente a escritora (você) e sua opinião, mas não encontrei em minhas palavras nada que sugerisse uma agressão e sim uma resposta sincera aos seus comentários.
Não quero mais me estender nesta polemica e lamento que a minha resposta a tenha fortalecido, pois não tenho o costume de emitir minhas opiniões pessoais pela internet, pois sei o dano que isto possa causar a uma pessoa ou empresa, prefiro sempre o contato pessoal.
Estamos sempre abertos para críticas construtivas que estreitam a amizade e fortalecem o nosso trabalho de forma que convido você para conhecer a Ecobras e as pessoas que a compõem na oportunidade de você vir ao Rio.
A Ecobras é uma empresa conceituada no mercado há muitos anos e já recebeu inúmeros prêmios pela qualidade de seus produtos, mas é claro que nem sempre agrada a todos os consumidores como qualquer outro produto (lhe enviei também por e-mail um breve release sobre a empresa)
Estamos a sua disposição e aos demais clientes para todo tipo de esclarecimento sobre a empresa e nossos produtos assim como receber e levar em conta as diversas opiniões positivas ou negativas que nos ajudam sempre a aprimorar nossos produtos.
Sem mais, atenciosamente

Paula Savino

Paula Savino disse...

Prezada Vanessa
Quando me referi ao seu comentário não estava me referindo a sua opinião com relação ao sabor do produto ou conteúdo de seus ingredientes, pois gostar ou não de um produto é um direito de qualquer consumidor.
O que não me agradou como dona da empresa, foi a forma como a critica foi colocada chamando o produto de troço e outros comentários que considerei depreciativos:
Palavras de Vanessa:
“o troço não tem gosto NENHUM de soja, e os temperos assassinos só estragam o sabor (sinto como se tivesse comido um palito de fósforo aceso)...e a pimenta chilli no final??? NO FINAL???? Ela é o primeiro monstro que salta....o paladar se abre com um discreto gostinho defumado...e o Chilli aparece, gritando, com uma faca na mão, como um psicopata das sombras em filmes B de terror.”
“ou eu teria morrido hoje ao ingerir o Tofu Cream Defumado odiador de mucosas bucais.”etc...
E também o fato de você ter enfatizado que o aroma de manteiga desveganizava o produto sem saber a procedência do mesmo levantando a suspeita de que poderíamos estar enganando nossos clientes.
Palavras de Vanessa:
“O Tofu Cream Original NÃO É VEGAN, ok? Vi um troço não-vegan nele.. "aroma natural de manteiga"...se for natural, mesmo, desveganiza o produto, né não?”
Não sei se você recebeu, mas lhe enviei um documento da empresa que nos fornece o aroma atestando que o aroma em questão não contém nenhum produto de origem animal. Este documento está a disposição de qualquer cliente que tenha a mesma duvida.
Recebi também um e-mail de uma pessoa que disse que eu agredi moralmente a escritora (você) e sua opinião, mas não encontrei em minhas palavras nada que sugerisse uma agressão e sim uma resposta sincera aos seus comentários.
Não quero mais me estender nesta polemica e lamento que a minha resposta a tenha fortalecido, pois não tenho o costume de emitir minhas opiniões pessoais pela internet, pois sei o dano que isto possa causar a uma pessoa ou empresa, prefiro sempre o contato pessoal.
Estamos sempre abertos para críticas construtivas que estreitam a amizade e fortalecem o nosso trabalho de forma que convido você para conhecer a Ecobras e as pessoas que a compõem na oportunidade de você vir ao Rio.
A Ecobras é uma empresa conceituada no mercado há muitos anos e já recebeu inúmeros prêmios pela qualidade de seus produtos, mas é claro que nem sempre agrada a todos os consumidores como qualquer outro produto (lhe enviei também por e-mail um breve release sobre a empresa)
Estamos a sua disposição e aos demais clientes para todo tipo de esclarecimento sobre a empresa e nossos produtos assim como receber e levar em conta as diversas opiniões positivas ou negativas que nos ajudam sempre a aprimorar nossos produtos.
Sem mais, atenciosamente

Paula Savino

Anônimo disse...

Bom eu sou Cliente da ecobras a 8 anos , sempre fui muito bem tratada pelos donos e dirigentes mas nesse ultimo ano tive diversos problemas com a Ecobras principalmente nos produtos TOFU SOFT , TOFU FIRME , TOFU COTAGE , esse produtos inumeras vezes chegam em minha casa estragados e certa vez encontrei um cabelo longo e grisalio dentro de um tofu soft , hoje tive novamente problema com tofu estragado entrei em contato com a empresa mais não tive respostas , ainda , Paula Conheço seu trabalho respeito assisti uma palestra sua a senhora parece ser comprometida com o que faz mas mandando um produto nessas condições para o consumidor é uma tremenda falta de respeito , o Tofu fede a fezes .
Em relação ao tofu Cream sim é um produto muito picante , tem um sabor muito forte mas como qualquer produto não agrada a todos os paladares eu pro exemplo não gosto do Defumado prefiro o de Ervas finas e Original . Vanessa aconselho você a experimentar o de Ervas Finas ou Original vai com certeza gostar mas são todos Picantes .

Paula , Gostaria que você resolvesse esse problema com o Tofu Soft e o Firme , fale com o encarregado desses produtos tente resolver por que com certeza não é mais a mesma pessoa que fazia esse mesmo produto a 4 anos atras a qualidade caiu muito . Acompanho os premios ganhos pela Ecobras e ultimamente a Ecobras ta deixando a Desejar na questão do Tofu .

Obrigado pela Atenção Atenciosamente, Carla Bonner .

Naa disse...

Achei sem querer aqui, fui eu que escrevi a resenha que você colocou o link no post :)

Faz MUITO tempo que fiz esse post, não sei como que está atualmente o produto (como qualquer outra empresa, eles mudam a fórmula constantemente para que os clientes não comecem a enjoar do produto por acostumar o paladar). E eu não compro novamente por achar muito caro.

De todos os produtos dessa linha de cream cheese, o melhorzinho (na minha opinião) é o defumado porque ele é mais forte que os outros. O restante da linha eu acho insosso (o original eu nunca experimentei). Como você mesma falou, gosto é gosto, e eu gosto de coisa muito temperada e apimentada (costume de asiáticos lotar a comida de pimenta, dependendo da região/país).

Gostei de achar outro blog com a informação sobre esse produto porque é muito difícil e é interessante compartilhar tudo isso com as pessoas :)

Tiago Veloso disse...

Particularmente, eu gostei bastante do Tofu Cream Defumado. Achei o sabor suave e levemente condimentado. Eu tenho quase certeza que a fórmula mudou de 2011 pra 2012 ou você pegou um lote especial.

Reitero: o Tofu Cream Defumado que eu provei em 2012 tem sabor suave, com um apimentado bem leve no final. Nada nem próximo a "agredir as mucosas". Talvez a Vanessa que tenha hipersensibilidade, não sei...

Vanessa Lampert disse...

Oi, Thiago!

Obrigada por deixar sua opinião! Sim, eu tenho hipersensibilidade. Como expliquei no post, meu paladar é muito delicado. Escrevi para alertar a quem tem o mesmo problema. A Naa, que fez a resenha positiva que linquei aqui, tem a mesma opinião que você (dois a zero, então). Paula me explicou por email que a fórmula foi alterada a pedido dos consumidores, antes era mais suave e agora está mais condimentada, mas seres humanos normais acham o máximo (eu sou ET, não consigo comer um pacote de batata frita tipo ruffles de cebola, por exemplo. E abacaxi é faz quase um peeling químico em minha mucosa).

O que vocês descreveram como "apimentado leve no final" para mim é extremamente agressivo. Já a Carla Bonner, que escreveu ali (e infelizmente não deixou email, ou eu encaminharia para a Paula), também acha condimentado. Enfim, é uma questão pessoal, por isso é importante que todos dêem suas opiniões.

Obrigada!

Abraços!

Paula Savino disse...

Prezada Vanessa
Estava dando uma geral nos meus favoritos e como eu havia salvado o seu post resolvi dar uma entrada e encontrei a reclamação da Carla Bonner sobre os nossos produtos.
Lamentamos que a Carla tenha recebido ou adquirido nossos produtos em condições desfavoráveis, (ela compra nossos produtos em serviços em domicilio, de que estado ela é?) provavelmente deva ter havido algum problema no transporte ou no armazenamento na loja ou mercado onde ela adquiriu o produto, pois pela discrição o produto adquirido estava estragado.
Não chegou até a mim nenhum contato de cliente com este nome reclamando destes produtos caso contrario teríamos rastreado imediatamente o problema e feito a reposição diretamente como fazemos em certos casos.
De qualquer forma me estranha o fato dela estar insatisfeita com nossos produtos há 4 anos(sendo consumidora a 8 anos) uma vez que durante este tempo temos recebido inúmeros elogios com relação a qualidade de nossos produtos.
Infelizmente ela não deixou um contato, mas caso ela venha a entrar no seu blog novamente e veja o meu comentário gostaria que ela entrasse diretamente comigo através do telefone (21)2178-4078 ou (21)8885-6176 ou pelo meu e-mail: paula@ecobras.com.br
Teremos imenso prazer de atendê-la e esclarecer qualquer duvida que ela possa ter sobre a empresa.
Com relação aos outros produtos é mesmo uma questão pessoal de sabor e sensibilidade.
Estamos sempre disponíveis para esclarecer qualquer duvida de nossos consumidores assim como abertos para recebermos criticas construtivas que nos ajudam sempre a melhorar a qualidade de nossos produtos.
Atenciosamente
Paula Savino

Vanessa Lampert disse...

Paula, é que infelizmente a maioria das pessoas quando tem algum problema com um determinado produto, não reclama, simplesmente deixa de consumir e conta para pessoas mais próximas. Já quando gosta, vai até o fabricante e o cobre de elogios. Por isso você vai receber mais elogios do que críticas e deve prestar muita atenção às críticas quando elas aparecerem, e dar todo crédito aos clientes que mesmo reclamando, continuam dando chances ao produto, pois apostam na marca. Eles estão do seu lado, por isso falam o que talvez tantos outros deixam de falar.

Este blog está sempre aberto à sua participação e fico feliz que você tenha interesse em ter contato estreito com seus consumidores inclusive para ouvir suas reclamações, sem querer se defender, mas sim, melhorar ainda mais a qualidade do seu trabalho.

Grande abraço!

Paula Savino disse...

Prezada Vanessa
Não estou em busca somente de elogios e não temo em me expor, pois busco uma relação direta com os meus clientes sempre no sentido do aprimoramento.
De forma que agradeço ter conhecido você através do seu blog e de ter tido a oportunidade de conhecer melhor o perfil de alguns de nossos clientes, pois com certeza todos estes comentários nos servirão como guias de aperfeiçoamento de nossos produtos.
Sucesso e que o seu blog ainda possa se útil para muitas pessoas. Abraços
Paula

Vanessa Lampert disse...

Paula, você sempre terá espaço aqui neste blog. Fico feliz por você levar nossos comentários em consideração e estar disposta a sempre melhorar e crescer. Isso faz uma empresa de sucesso e torço muito por você.

Grande abraço!

Cris disse...

Também tenho problemas com a lactose. Recomento o patê de tofu da marca Samurai.

teste disse...

Eu sou intolerante a lactose e fui comprar meu tradicional "creme de soja sabor alho" mas estava em falta e eu vi esse tofu cream. Comprei o de ervas finas e achei com gosto de pasta de dente mas acabei acostumando. Eu ia comprar o defumado mas acho que vou comprar o de cebola e alho antes. hehehe